quarta-feira, 8 de junho de 2011

Livre-se do Inchaço


A retenção de líquido assombra muitas mulheres, principalmente no período menstrual. O inchaço pode resultar em um ou dois quilos a mais por dia e aparece em várias partes do corpo como barriga, rosto e braço. As causas  são várias, entre elas, pouca ingestão de líquido, sedentarismo e má alimentação. Na gravidez o inchaço, principalmente na parte inferior do corpo é muito comum, afinal o organismo sofre muitas mudanças, como o crescimento do útero que aumenta acompanhando o crescimento do bebê e acaba comprimindo os vasos da região pélvica e prejudicando a circulação.

Mas o que fazer para combater esse mal?

               Alimente-se bem, diminua o consumo de sal e opte por alimentos  mais saudáveis como pães integrais e saladas;
               Beba no mínimo 8 copos de água por dia;
               A drenagem linfática é muito importante, pois estimula o sistema linfático
a eliminar líquidos e toxinas acumulados;
               Pratique atividade física regularmente, exercícios físicos estimulam a
circulação sanguínea diminuindo a retenção de líquidos.

Para as grávidas todas as dicas acima também são válidas, lembrando que a atividade física deve ser autorizada pelo médico, no caso do pilates recomenda-se o início após o terceiro mês de gestação, para evitar complicações. A drenagem é também muito importante, mas é preciso ressaltar que deve ser feita por um profissional especializado para que o efeito seja satisfatório e não prejudique a
gestação.

Alguns alimentos podem ser fortes aliados na luta contra o inchaço: melancia, abacaxi, morango, pepino, abobrinha, chuchu e alface.


Agora que você sabe o que fazer para tratar e prevenir a retenção de liquido é só curtir a vida: linda, leve e solta!

Um comentário: